Eixo de ligação estimula aluguel no Passo da Areia
O Passo de Areia faz limite com os bairros Cristo Redentor, Higienópolis e São João. A história do local está diretamente ligada à ampliação industrial e à urbanização da cidade. Até 1940, o bairro contava com poucas casas. Com o transporte coletivo - no final do século 19 -, foi implantado um terminal ao lado da Igreja São João impulsionando a ocupação, que, ainda hoje, favorece o aluguel de imóveis no Passo da Areia.
Outro destaque do bairro é o Sport Club São José, fundado em 1913, além da Vila dos Industriários (IAPI), que modificou a urbanização do lugar ao lado do Conjunto Residencial do Passo de Areia. Entre as opções de lazer estão praças arborizadas, o Largo Elis Regina e o Parque Alim Pedro. Esse último recebe diversos eventos, alguns dirigidos a crianças; o parque conta ainda com o Estádio Alim Pedro, pista para caminhadas, quadras poliesportivas, duas canchas de bocha e uma grande área verde.
O aluguel no Passo da Areia atrai pelo perfil do bairro. Há espaços para compras e lazer, como o Shopping Center Iguatemi e o Shopping Bourbon Country, e instituições de ensino que atendem as crianças, os jovens e adultos. Outra instituição próxima é a Faculdade Rio Grandense, além da biblioteca Romano Reif, com um cervo superior a 12 mil obras, oferece oficinas de leitura, teatro, música, dança e artes.
Para quem se interessa em locação no Passo da Areia, seus principais eixos de ligação são a Avenida Assis Brasil, a Rua 25 de Julho, a Avenida Sertório, a Avenida Carneiro da Fontoura e a Rua Antônio Joaquim Mesquita, além das diversas linhas de ônibus que cruzam as principais vias do bairro.