Área residencial estimula imobiliárias no Castelo
Belo Horizonte apresenta um crescimento ordenado e, apesar de ser a capital brasileira com maior aumento populacional, é também uma das que oferece melhor qualidade de vida à população. Os bairros foram planejados para dar maior conforto aos moradores, principalmente depois da década de 1980, quando surgiram leis para garantir melhorias à cidade. Uma delas é a lei 9959/2010 que regulamenta a altura dos prédios, o que foi determinante para a valorização de bairros como o Castelo. Assim, as imobiliárias no Castelo passaram a oferecer moradias de melhor qualidade.
Quem mora no bairro não precisa sair para fazer compras, ir ao médico ou se divertir. O Castelo apresenta diversos bares, diversão comum em toda a cidade de Belo Horizonte. Um dos quais é o bar Pura Harmonia, onde é possível escutar boa música em um ambiente agradável e bem frequentado.
A oferta de imóveis no Castelo permite a escolha de uma moradia segura, em um bairro tranquilo e com muito verde. Além das ruas arborizadas é possível encontrar importantes parques, como o Parque Municipal Ursulla de Andrade Mello. Com mais de 310 metros quadrados, lá é possível apreciar a mata nativa da região e nascentes de águas limpas.
A capital mineira também é grande polo cultural, oferecendo festivais de destaque, sobretudo no teatro e na música. O Castelo faz parte ainda do circuito do FIT(Festival Internacional de Teatro), que ocorre anualmente. São centenas de artistas que se apresentam nos palcos, ruas e centros de cultura da capital como um todo, e do Castelo, em particular. O Centro Cultural TFLA, que fica na Avenida Miguel Parrela, é um dos espaços culturais de maior destaque.
O Castelo fica a pouco mais de 10 quilômetros do centro. O transporte público dá acesso para demais localidades; a linha 3301B, por exemplo, liga o Castelo aos bairros vizinhos como Serrano e Padre Eustáquio. Há também a estação do metrô no bairro. Além disso, o Castelo tem proximidade com importantes cartões postais de BH, como a lagoa da Pampulha. Por essas características, os imóveis vendidos no Castelo são disputados por mineiros e turistas.