Núcleo de saúde valoriza imóveis no Jardim Botânico
A venda de imóveis no Jardim Botânico tem se expandido consideravelmente; muito desse interesse pela área deve-se à conservação da biodiversidade zoobotânica da região, essencialmente preservada pela comunidade. O Jardim Botânico foi aberto ao público em 1958, mas foi só em 1959 que se tornou um bairro. Antes disso, a área foi conhecida por outros nomes como Vila Russa e Vila São Luiz. Assim, o interesse por imóveis no Jardim Botânico cresceu e o bairro expandiu. Outro fator de crescimento do Jardim Botânico foi o estabelecimento da sede da Escola Superior de Educação Física (Esef).
A instituição foi anexada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e hoje fica dentro do campus olímpico da universidade. O Jardim Botânico também se destaca na área da saúde, com o reconhecido Hospital São Lucas, ligado à PUCRS; cria com frequência eventos de prevenção abertos à comunidade, além das pesquisas realizadas pelo hospital na área de biomedicina e geriatria. O Museu de Ciências Naturais conserva as espécies da flora e da fauna do patrimônio natural do Estado do Rio Grande do Sul, recebendo cerca de 80 mil visitantes por ano. O órgão faz pesquisas e desenvolve estudos de fauna e flora - atual e fóssil - e de ecossistemas terrestres e aquáticos. Com cerca de três mil metros quadrados, inclui laboratório, gabinetes, salas de exposições e de coleções científicas, com um acervo constituído por mais de 432 mil exemplares de animais e plantas. O Bairro Jardim Botânico é excelente para se morar por ser residencial, com a natureza ainda muito presente.
O Bourbon Shopping também traz grande movimentação ao bairro, e na área de lazer conta com oito salas de cinema que exibem os filmes mais atuais e procurados; possui praça de alimentação, lojas diversas e hipermercado. O site do shopping mostra as orientações necessárias para quem quer chegar ao local, mas não o conhece. As melhorias na Avenida Ipiranga e na 3ª Perimetral foram responsáveis pelo crescimento do bairro e conservação da biodiversidade, vender imóveis no Jardim Botânico tem se tornado muito mais fácil.
As avenidas Dr. Salvador França e Ipiranga são as principais vias de acesso do bairro.