Diversidade é referência até na oferta de casas em São Bernardo
Parte da história de SBC está documentada e à disposição no acervo da Pinacoteca. Jornais, fotos, livros, revistas, entre outras peças, contam vários fatos da cidade como a cadeia produtiva da movelaria iniciada nos anos de 1950. Muitas das casas em São Bernardo do Campo ostentam móveis fabricados na própria cidade.
Outro lado da historia a ser relembrado é a forte presença da produção e coprodução de mais de 40 filmes no primeiro estúdio cinematográfico do Brasil, a Companhia Vera Cruz, de 1950 a 1960. Nesse rol estão os que tornaram o Amacio Mazzaropi reconhecido até mesmo em outros países.
Parques para o lazer e prática esportiva são referências em SBC. A Chácara Silvestre oferece trilhas, playgrounds e até mesmo academia dirigida à terceira idade. A Cidade-Escola da Juventude Città Di Marostica há a pratica de skate, patins in line, bike, etc.
Quem busca lazer mais agitado, a Avenida Kennedy reúne bares e restaurantes de culinária diversificada. E a programação cultural pode ser encontrada nos Teatros Cacilda Becker, Elis Regina e no Cinemark. Essa diversidade se destaca também na oferta de imóveis para todas as preferências, em locais mais arborizados, como as casas no Swiss Park, condomínio de 800 mil m2, ou as casas em São Bernardo, nos bairro mais agitados.
De qualquer forma o acesso é fácil. Os itinerários dos ônibus podem ser conferidos no site da SBCTrans. A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) atende SBC e faz conexão com outras cidades do ABC e da capital. Podem ser utilizadas as rodovias Anchieta, Imigrantes, Caminho do Mar, Índio Tibiriçá e pelo Rodoanel.