Cultura e muitas opções de transporte públicos chamam atenção para imóveis na Barra Funda
Um dos mais tradicionais bairros de São Paulo, a Barra Funda foi durante muito tempo uma área industrial. A inauguração do Terminal Barra Funda, em 1989, mudou essa realidade: estabelecimentos comerciais se espalharam e prédios de negócios ocuparam as antigas casas.
Se é possível encontrar muitos imóveis na Barra Funda, isso se deve muito ao fato do Terminal reunir todas as modalidades do transporte coletivo - metrô, CPTM, transporte rodoviário, ônibus municipais e intermunicipais - o que facilita o trajeto de ida e volta ao trabalho.
Considerada um dos berços do samba paulista, possui diversas opções culturais e de lazer, como a Memorial da América Latina - projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer -, a For Fun Party e a Casa Mário de Andrade - patrimônio histórico tombado pelos governos estadual e municipal. Assim como o local onde viveu o escritor modernista, muitos imóveis no bairro da Barra Funda foram revitalizados, preservando a arquitetura do começo do século.
Sede da emissora paulista Rede Record, dos centros de treinamento dos times de futebol São Paulo e Palmeiras, da sede do Nacional e o seu estádio, o Nicolau Alayon, o bairro abrigou até julho de 2012, um dos mais antigos parques de diversões do Brasil: o Playcenter.
Muitos estudantes circulam pela Barra Funda devido a grande concentração de estabelecimentos de ensino superior, como as Faculdades Oswaldo Cruz, a Universidade Nove de Julho (Uninove) e a Universidade Paulista (Unip).
Para conferir essas todas as opções culturais, educacionais e de imóveis à venda na Barra Funda, além do transporte público, as principais vias de acesso são a Marginal Tietê e as avenidas Francisco Matarazzo, Antártica, Sumaré e Marquês de São Vicente. Os itinerários de ônibus podem ser conferidos no site da SpTrans.